Marcadores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HONDURAS

Bandeira de Honduras
Honduras, ou República das Honduras, é um país localizado na América Central. O mesmo limita-se com o Mar das Caraíbas ao norte, com a Nicarágua ao sul, e com El Salvador e o Golfo de Fonseca a oeste. O país ocupa uma área de 112, 088 km2, onde vivem cerca de 7,4 milhões de habitantes, o idioma oficial é o espanhol.


  •   História da ocupação de Honduras
Brasão de armas
Honduras foi descoberta em 1500 depois de Cristo, por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem. Colombo encontrou um território marcado pela presença da civilização maia, e só após um período de guerra contra os índios (1523-1539) é que os Espanhóis conseguiram assegurar o controle da colônia, que, a partir de 1570, passou a estar sob a administração geral da Guatemala (também colônia espanhola).
Com a independência da Espanha, em 1821, tornou-se parte do império de Augustín de Iturbide. A Honduras liderou a partir de 1824, a União ou República Federal das Províncias Unidas da América Central até 1838, ano em que se retiraram daquela federação, proclamando a total independência de Honduras a 5 de Novembro daquele ano. A situação de Estado independente data de quando a união se rompeu e uma ininterrupta sucessão de caudilhos dominou o país no restante do século XIX.
Em 1979, a América Central passou a viver um período de forte instabilidade provocada pelas guerras civis na Nicarágua e em El Salvador. Em 1982, uma nova constituição, apoiada pelos EUA, almejava o aumento da atividade democrática. Como condição para o apoio norte-americano, no entanto, o país forneceu a base para os "contra" da Nicarágua. O país foi incluído, em 1983, nos planos de defesa da região proposto pelos EUA, servindo de base para treinamento de soldados, mas em 1984 o governo pediu revisão do Tratado de Aliança com esse país.
Em 1985, aumentou a tensão com a Nicarágua. O novo presidente, José Azcona Hoyo (1985-1990), abraçou um movimento pacifista levado a cabo pelos países da América Central. Ameaçou interromper a atividade dos "contra", assim como diminuir o poder dos militares. Honduras, no entanto, manteve-se economicamente dependente dos EUA, e, em 1989, Rafael Leonardo Callejas foi eleito presidente com o apoio norte-americano. A crise econômica, a atividade guerrilheira de esquerda e as forças de segurança ficaram fora de controle, com 40 assassinatos e mais de 4 mil violações dos direitos humanos. Em 1991, o governo concedeu uma amnistia e iniciou negociações com guerrilheiros de esquerda.
Em 28 de Junho de 2009, o Presidente Manuel Zelaya foi destituido pela Suprema Corte e exilado pelo Exército hondurenho. O ato ocorreu em função do desejo de Zelaya de realizar uma consulta popular para perguntar aos hondurenhos se queriam que, em simultâneo com as eleições a realizar em Novembro de 2009, se realizasse também uma votação no sentido de decidir a criação de uma Assembléia Constituinte que reformasse a Constituição para aprovar reeleições o que é terminantemente proibido pela Constituição. Inicialmente a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, considerou o ato como um golpe de estado, e criticou duramente o novo governo liderado por Roberto Micheletti. Entretanto, passaram a reconhecer que houve a aplicação integral da Constituição Hondurenha. 
  •  Aspectos Naturais 

Honduras apresenta três regiões geográficas diferenciadas: as planícies do norte do país, que constituem uma faixa paralela à costa do Caribe; as terras baixas do sul, que margeiam a desembocadura do Rio Choluteca, no Golfo de Fonseca; e as montanhas do interior, cujas altitudes superam 2500 m. O território hondurenho tem 650 km de litoral voltado para o Mar do Caribe e 95 km para o Oceano Pacífico.
Duyure, no departamento de Choluteca.

A maioria da população é mestiça. A distribuição pelo território é homogénea, embora o nordeste seja menos povoado. As cidades concentram 53,7% dos habitantes. A média de filhos por mulher é alta, a mortalidade infantil moderada (32,1 por mil) e a população muito jovem: 42% são menores de 15 anos, ao passo que a situada entre os 15 e os 24 anos atinge aproximadamente 21%

 O clima do Honduras é de tipo tropical, mas é moderado dentro, devido às altitudes mais elevadas. A média anual das temperaturas escalona-se de 15 à 20 °C para as regiões centrais e 20 à 40 °C sobre os litorais. As precipitações variam, para as mesmas regiões, de 1 016 mm à 2 540 mm, em média.
Lago de Yojoa.

Relevo: as irregularidades da superfície do território são classificadas basicamente por quatro unidades de relevo: planície e encostas das montanhas orientais; ao norte, planícies aluviais e serras litorâneas, terras elevadas no centro do país e as planícies do Pacífico e baixas encostas das montanhas. Dentre os países da América Central, Honduras possui o território mais montanhoso. As altitudes ao longo do território oscilam entre 600 e 2.700 metros.

Vegetação: a composição vegetativa típica do país é de característica tropical, incluindo ainda florestas de pinheiros e carvalhos. Em áreas restritas do território ocorrem também manchas de savanas.

Hidrografia: o principal rio de Honduras é o Coco ou Segovia, sua extensão é de 275 km, existem ainda importantes rios como o Patuca, Aguán, Ulúa, Sico, Choluteca; são identificadas lagoas e lagos, como a Lagoa de Caratasca e o Lago Yojoa.
  •  Economia

Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos das Américas. A agricultura é um ponto importante em sua economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra.
Os principais produtos da pauta de exportações são: café, banana e camarão.
Principais Setores na Composição do Produto Interno Bruto:
  • Agricultura: 12,8%
  • Indústria: 31,9%
  • Serviços: 55,3%
Exportação:
  • US$ 1,3 bilhão (2002)
  • Pauta de exportação: café, bananas, camarões, lagostas, carne, zinco e madeira
  • Destino: EUA 69.5%, El Salvador 3%, Guatemala 2% (2002)
Importação:
  • US$ 2,7 bilhões (2002)
  • Pauta de importação: máquinas e equipamentos para transporte, matérias primas para indústria, produtos químicos, combustíveis e produtos alimentícios
  • Origem: EUA 55.3%, El Salvador 4.3%, México 4.2% (2002)
Seus principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, a Guatemala, o Japão, El Salvador, a Alemanha, a Bélgica e o Reino Unido.
  • Cultura 
No território hondurenho encontram-se as ruínas maias de Copán, cujos magníficos monumentos, decorados com grandes figuras esculpidas, evocam a grandeza daquela civilização centro-americana. A arquitetura colonial é típica do barroco espanhol. A catedral de Tegucigalpa, terminada na década de 1760, mostra evidentes semelhanças com a catedral da cidade de Antigua Guatemala. O monumento histórico mais curioso de Honduras é a catedral de Comayagua, em que a euforia decorativa deu um sentido tropical americano aos símbolos da Conceição.
     
*Artes plásticas
A pintura de honduras foi fortemente influenciada pela herança espanhola. Os artistas mais importantes no século XX foram os pintores de paisagens Carlos Garay e Antonio Velásquez.

* Literatura
A primeira personalidade a se destacar nas letras hondurenhas foi José Cecilio del Valle, polígrafo de conhecimentos enciclopédicos e que dedicou a vida à causa da unificação da América Central. A poesia romântica surgiu modestamente com Manuel Molina Vigil, mas o tradicionalismo literário sobreviveu até o século XX com Luis Andrés Zúñiga, cujas Fábulas (1917) foram reeditadas várias vezes. O período modernista revelou a poesia de Juan Ramón Molina, o maior poeta hondurenho, que recebeu forte influência de Rubén Darío. A edição de suas poesias no volume Tierra, mares y cielos (1911) deve-se a Froilán Turcios, também modernista, autor de contos e romances fantásticos em estilo rebuscado. O nome mais famoso da literatura de Honduras é Rafael Heliodor Valle, historiador, poeta e jornalista. Destacam-se ainda Arturo Mejía Nieto, Claudio Barrera, que recebeu influência de César Vallejo e Pablo Neruda, e Roberto Sosa, o poeta de Los Pobres.

* Esportes
O esporte mais popular em Honduras é o futebol. O maior feito do país, neste esporte, foi conseguir a classificação para a Copa do Mundo FIFA nas edições de 1982 e 2010.
  • Gastronomia 
Assim como os pequenos países da América Central, em Honduras também não faltam as famosas Tortilhas, pamonhas de milho, feijões e os Nacatamales, uma massa de milho com arroz e pedacinhos de carne, tudo envolvido em uma folha de plántano, essa também usada em outros pratos. 

Já o Mondongo, semelhante a nossa dobradinha, de vez em quando também aparece na mesa. E no cardápio trivial eles costumam misturar rodelas de banana com carne, aliás, as frutas tropicais, em abundância na região, sempre fazem parte das receitas sejam elas salgadas ou doces.
  • Pontos Turísticos

Honduras é um país da América Central totalmente colorido por causa da grande variedade de flores e com um povo muito amável e simpático que recebe os turistas de braços abertos; você vai perceber que a maior riqueza do país é certamente a população, por isso mesmo interaja bastante e pare para ouvir as histórias locais. Aqui é o local ideal para você que quer aliar descanso com aventura, natureza e história, já que Honduras possui um dos maiores acervos da civilização Maia.
O artesanato de Honduras é o principal atrativo na hora das compras. Se gostar de charutos também você encontra aqui uma grande variedade, além de trabalhos em madeira, tecidos feitos de junco, cestas, cerâmicas e peles diversas. As pinturas das paisagens locais são a mais bela lembrança do país que você pode levar.
Os melhores meses para você visitar o paraíso de Honduras são os meses de maio e junho, onde você terá muitas celebrações locais além das diversas feiras em várias cidades. Na terceira semana de maio tem o tradicional e divertido carnaval. O litoral tem temperatura elevada, enquanto as montanhas do interior são mais frescas e chuvosas nos períodos de maio até outubro.
Por ser um país não tão extenso você pode escolher entre a praia ou os passeios a cavalo ou a pé, juntamente com o mergulho e todos os esportes náuticos, especialmente nas Ilhas da Baia. Não deixe também de desfrutar das festas com todas as cores e alegria típica do podo hondurenho.

Ilha da Baía

Um dos pontos turísticos em destaque são as Ilhas da Baía, um arquipélago perto da costa e composto por três ilhas principais que são Utila, Roatán, e Guanaja e mais de 70 ilhotas espalhadas pela região. É conhecido mundialmente pelos arrecifes de corais, o arquipélago atrai milhares de pessoas que buscam contemplar a mais bela natureza.
Outro ponto bastante visitado são as Ruínas de Copan que ficam perto da fronteira com a Guatemala. Este é um dos magníficos exemplos de toda a civilização Maia e foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Os melhores locais para serem visitados aqui são o Parque Arqueológico, a zona arqueológica das “Sepulturas” e o Museu da Escultura Maia alem dos “Sapos”, que na verdade são um conjunto de rochas esculpidas.

Tegucigalpa from La Leona

E por fim não deixe de visitar Tegucigalpa, a capital de Honduras. O seu centro histórico é a principal atração da cidade, e é aqui onde fica a maior parte dos museus e dos edifícios históricos. A antiga Casa Presidencial abriga os pertences dos chefes de Estado do país; já a Praça 
 Central abriga a Catedral e é totalmente dedicada ao patrono da cidade, o Arcângelo Miguel. Por último passe pelo Parque nacional La Tigra onde você verá um bosque nublado que é atração para qualquer turista da cidade.








Postado por Loren

Nenhum comentário:

Postar um comentário