Marcadores

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CUBA

Bandeira,Brasão de Armas, e uma das maravilhosas praias cubanas.
República de Cuba, ou simplesmente Cuba, é um país que possui um território com característica insular, está situado na América Central. Limita-se territorialmente a nordeste com Bahamas; a sudeste, com o Haiti; ao norte, com os Estados Unidos; ao sul, com a Colônia Britânica das Ilhas Caymans e a Jamaica. 

  • História da Ocupação de Cuba
Uma mulher taíno.

Os habitantes de cuba eram os índios até a chegada de Cristóvão Colombo, em 1442. Durante aproximadamente 400 anos a ilha ficou sobre o domínio espanhol. Eles plantavam tabaco e cana-de-açúcar, tudo com a mão-de-obra escrava africana.
Em muito poucos anos os espanhóis fundaram os primeiros povoados, como La Habana, Santiago de Cuba, Camagüey e outras pequenas concentrações humanas, imprimindo uma política de exploração dos recursos naturais da ilha, sobretudo nos jazigos mineiros e posteriormente no cultivo das terras, através das encomendas (a concessão do direito a tributos de um determinado grupo de indígenas, em troca de educação religiosa). Tainos e ciboneis, até esta injusta situação, desapareceram iguais que na maioria dos territórios conquistados pelos espanhóis.
  • Geografia 

Cuba é um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas.As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude (que tem uma superfície de 2200 km²). A Ilha de Cuba é a maior ilha do Caribe, com uma superfície 104 945 km².
O conjunto do arquipélago cubano possui uma superfície de 110 860 km² e uma dimensão linear máxima de cerca de 1200 km.
Parque Nacional Alejandro de Humboldt.
Banhada a norte pelo estreito da Flórida e pelo oceano Atlântico Norte, a noroeste pelo golfo do México, a oeste pelo canal da Península de Iucatã, a sul pelo mar das Caraíbas e a leste pela passagem de Barlavento. A baía de Guantanamo contém uma base naval tomada pelos Estados Unidos da América desde 1903. A ilha de Cuba é a 16ª maior ilha do mundo.
A Ilha de Cuba está formada principalmente por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas maioritariamente na zona sul da ilha. O ponto mais elevado é o Pico Real del Turquino com 2005 m. O clima é tropical, embora temperado pelos ventos alísios. Existe uma estação relativamente seca de novembro a abril e uma estação mais chuvosa de maio a outubro.
Havana é a capital e a cidade mais populosa. Santiago de Cuba e Camagüey são também cidades importantes.
  • Fauna&Flora
O hutia (um roedor) e o solénodonte (insectivore muito raro) são duas espécies indígenas. A ilha protege numerosos morcegos e 137 espécies de pássaros (vautour, dindon selvagem, codorniz, pinson, gaivota, ara, perruche, colibri, pélican), bem como macacos, iguanes, tartarugas, caïmans e mais de 700 espécies marinhas (lagosta, caranguejo, ouriço-do-mar, tubarão, bar, enguia, atum). Encontram-se muitos insetos e nomeadamente mosquitos que não transmitem, contudo nenhuma doença.

Há cerca de 7.000 espécies de plantas, que são encontradas na Cuba, dos quais cerca de 50% são nativas da ilha. A flora é variada, dos quais as orquídeas assumem uma posição mais elevada. As orquídeas têm cores marcantes, formas perfeitas e existem em mais de 300 espécies. A flor nacional da Cuba é borboleta jasmim, que é uma orquídea minúscula com pétalas brancas. A árvore nacional é a Palma Roya.

Outras plantas de Cuba:

  • Cacto
  • Coqueiro
  • Manga
  • Goiaba
  • Romã
  • Graviola
  • Abacate
  • Banana 

  • Economia 
Plantação de tabaco em Pinar del Río.
O país agora está lentamente se recuperando de uma séria recessão econômica que se seguiu à retirada dos subsídios da antiga União Soviética (cerca de 4 a 6 bilhões de dólares anuais em 1990). Só em 2006 o povo cubano conseguiu recuperar quase o mesmo padrão de vida do final da década de 1980, e a economia de Cuba ainda hoje sofre as consequências do rígido embargo comercial, imposto pelos Estados Unidos desde 1962. De acordo com as autoridades cubanas, o embargo norte-americano teria causado uma perda de mais de 79 bilhões de dólares à sua economia.
Apesar disso o índice de pobreza de Cuba era o sexto menor em 2004 dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados (de acordo com a Pnud, organismo da ONU) , e Cuba está entre os 83 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (acima de 0,800); em 2007 o IDH de Cuba foi 0,863 (51° lugar - 44º se ajustado pelo PNB) .
Em 2006 o crescimento econômico de Cuba, segundo as últimas estimativas da CIA, foi de 11,1% (estimativa) , e segundo a estimativas da CEPAL  o PIB cubano pode ter crescido 12,5% (estimativa)  . A produção industrial cresceu 17.6% em 2006, pela estimativa da CIA. A renda per capita dos cubanos atingiu US$ 4.100 em 2006.
O embargo comercial imposto a Cuba pelos Estados Unidos, desde 1962, dificulta enormemente a expansão do comércio exterior cubano. Mas Cuba tem conseguido atrair alguns investimentos estrangeiros, cerca de metade deles feitos pela União Européia; grandes investimentos têm sido feitos nas áreas de turismo, energia e telecomunicações. Em meados de 2007 o presidente em exercício, Raul Castro, anunciou novas medidas para incentivar os investimentos estrangeiros em Cuba
O governo cubano tem criado novas leis, e aumentando a fiscalização, para regulamentar a criação de novos negócios particulares. Atualmente 22% do PIB de Cuba é gerado por negócios particulares. As atividades que podem ser realizadas por particulares são oficinas, pequenos negócios, e prestação de alguns serviços.
Seu PIB é de 51 bilhões de dólares (2007).
  •  Gastronomia
A cozinha continental ou cubana diferencia-se pelos seus frutos de mar.
Mojito
Torceu-o, frequentemente com carne e/ou queijo; uma sopa espessa à base de frango e de feijões pretos; o porco grelhado; o frango com arroz; as bananas (verdes) fritadas ou grelhadas; e os gelos cubanos. 
A cozinha proposta nos hotéis não é
muito variada mas há frango, peixe, presunto, queijo, mamões, melões, ananás, mangas, bananas, legumes frescos e salades. 
As sobremesas são pequenos pães açucarados, doces, natas inglesas vanillées, sobremesas à base de goiaba e dos queijos.
As bebidas: O café cubano é mais forte que o café americano mas não se pode encomendar o café ao gosto do cliente. A cerveja cubana é suave e deliciosa. O preço dos licores é bastante razoável; o rum é muito bom e é utilizado nos cocktail deliciosos como o daiquri e o mojito.
  •  População,Densidade e Religião

A população cubana é atualmente de 11.217.100 de habitantes. Destes:
§  Homens - 5.604.126 mil
§  Mulheres - 5.612.974 mil
Cuba tem uma sociedade multirracial com uma população composta principalmente por brancos. As percentagens que cada grupo ocupa na população são as seguintes:
§  65.06% brancos
§  22.86% mulatos
§  9.08% negros
§  2% asiáticos (chineses).
Densidade populacional de Cuba é de 101,2 habitantes por quilômetro quadrado.
A maior religião é a Igreja Católica Romana. Religiões afro-cubanas, ou santería, uma mistura de religiões nativas africanas e catolicismo romano, são muito praticadas. Oficialmente, Cuba foi um estado onde restringia o culto a religiões durante a maior parte da era castrista, mas as restrições ao culto religioso vêm sendo diminuídas desde 1991, e o estado, secularizado. Existe também uma minoria de protestantes, judeus e Testemunhas de Jeová.
  • Cultura
Cuba é um país de longa tradição musical: ao som dos instrumentos africanos (bongo, conga) dançam-se o bembé ou o caringa. Certas músicas folclóricas, como o rumba, a salsa, o són e o punto, sofreram influências européias.
Rumba é uma dança cubana em compasso binário e ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao Flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraido, e muito alegre.
A salsa nasceu em Cuba, por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor".

  •  Educação
A educação é controlada pelo Estado e a Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos e é obrigatória até o 9º ano.
Universidade de Havana
Em 1958, antes do triunfo da revolução, 23,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%. Em 1961 se realiza uma campanha nacional para alfabetizar a população e Cuba torna-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo (Segundo dados do próprio governo). Hoje não há mais analfabetos em Cuba. Segundo o The World Factbook 2007, publicado pela CIA, 99.8% da população cubana, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.
De acordo com os resultados obtidos nos testes de avaliação de estudantes latino-americanos, conduzidos pelo painel da Unesco, Cuba lidera, por larga margem de vantagem, nos resultados obtidos pelas terceiras e quartas séries em matemática e compreensão de linguagem. "Mesmo os integrantes do quartil mais baixo dentre os estudantes cubanos se desempenharam acima da média regional", disse o painel.
  •  Esportes

Um dos principais esportes de Cuba ( vôlei e beisebol)
Apesar de Cuba ser um país pequeno, Cuba sempre manteve um bom nível na organização dos esportes e, hoje, atravessa um período especial, tendo alcançado bons lugares nas duas últimas Olimpíadas. Esse grande destaque do esporte cubano pode ser explicado pelo apoio dado pelo Estado, já que, apesar de Cuba não ser um país do 1.o Mundo, hoje representa uma grande potência no esporte, exatamente pelo esporte não estar ligado às riquezas de um país, e sim, ao nível de educação e ao nível técnico desse país.
Em Cuba o esporte sempre foi chamado de político, já que, muitos atletas utilizam-se do esporte para se opor ao socialismo, porém, o que existe, de fato, é uma política preocupada em desenvolver o esporte. O esporte é desenvolvido em Cuba com o apoio do povo e do governo.
Os grandes destaques de Cuba no esporte são: o boxe, primeiro esporte do país, vôlei e beisebol. E existem inúmeros ídolos do esporte cubano, tais quais Félix Simon, e Teófilo Stevenson representando o boxe.



  • Pontos Turísticos 

Havana - Capital de Cuba
Santiago de Cuba
Camagüei
Piñar Del Rio
Sancti Spiritus
Cienfuegos
Arquipélago Canarreos
Gruta Saturno
Catedral de Havana - Monumento Nacional

Havana
















 Santiago de Cuba























Camagüei
























POSTADO POR PEDRO AUGUSTO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário