Marcadores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

GUATEMALA


Bandeira da Guatemala
A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a Cidade da Guatemala.

    Brasão de Armas da Guatemala
  • História 
Do século IV ao século XI, as terras baixas da região de Péten foram o coração da florescente civilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados.
Embora os conquistadores espanhóis tenham chegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.
A Guatemala, até 1821, foi uma colônia da Espanha. Durante a segunda metade do Século XX experimentou uma variedade de governos militares e civis, sendo uma dessas de Jacobo Arbenz - que fora retirado do poder por ameaçar fazer reforma agrária em terras da United Fruit Company; desse modo sofreu um golpe com intervenção estadunidense, em 1953, colocando um ponto final na política de Boa Vizinhança, caracterizada pelo governo Roosevelt, bem como uma guerra civil que durou 36 anos. Em 1996, o governo assinou um acordo da paz terminando formalmente com o conflito, que levou à morte de mais de cem mil pessoas e tinha criado um milhão de refugiados.

  • Aspectos Naturais
No país há a existência de lagos, cadeias, montanhas e vulcões.
Guatemala
Os principais campos de fósseis de dinossauros estão situados no Vale Motagua e na planície El Petén, locais em que predominam a cultura do milho e da banana.
A temperatura no país é quente nas planícies e fria nas montanhas, na área litorânea (Pacífico) o clima é tropical, cuja temperatura chega a 38 °C. Em El Petén o clima é quente.
O país possui 108.889 Km² de território, atravessado por uma cadeia montanhosa vulcânica. O ponto mais alto é do vulcão Tajumulco que possui 4.220 metros. O relevo demonstra um contraste entre as terras elevadas do centro do país e as planícies costeiras do Pacífico.
No norte da Guatemala há uma floresta tropical densa. Os rios mais importantes são o Motagua, o Usumacinta (que passa pela fronteira com o México), o Chixoy e o Sarstún. Os principais lagos são o Izabal (próximo ao mar das Caraíbas) e o Petén Itzá (situado ao centro da região de Petén.
O clima predominante no país é tropical úmido, recebendo cerca de 1.600 mm de precipitação ao ano. Nas montanhas há florestas de carvalhos, a fauna é composta principalmente por cervos, macacos e pecaris.
Há também jaguar, tapir e o puma. Em alguns rios há a incidência de crocodilos. O símbolo do país é a ave quetzal. O solo da Guatemala é fértil e serve de base para as atividades agrícolas. Há ainda cobertura de petróleo, níquel, chumbo, zinco, cobre, antimônio e tungstênio.

  • Economia
Economia da Guatemala baseia-se predominantemente na agricultura. Um quarto do PIB, dois terços das exportações e metade da força de trabalho do país provém do campo.
Os principais produtos são:
  • café
  • açúcar
  • bananas
  • milho
O presidente Arzu (1996-2000) trabalhou para implementar um programa de abertura comercial e para modernizar a política do país. Em 1996 foi assinado o acordo de paz que pôs fim à guerra civil que durava há 36 anos.
A distribuição de riquezas do país é bastante desigual, com 46,3% da população abaixo da linha da pobreza (2010).

  •  Política
 O parlamento da Guatemala, o Congresso da República, com 113 assentos, é eleito cada quatro anos, simultaneamente com as eleições presidenciais. O presidente atua como chefe de Estado e do governo. Em suas tarefas executivas é auxiliado por um gabinete de ministros que são designados pelo próprio presidente.

  •  Demografia
Os latinos (mestiços e ameríndios ocidentalizados) e brancos compõem cerca de 59,4% da população da Guatemala. Os ameríndios não assimilados, descendentes dos maias, constituem 40,6% da população.Também há descendentes de africanos, especialmente ao longo da costa caribenha, em especial os garifuna.
Embora a maior parte da população da Guatemala seja rural, a urbanização está em aceleração.
Embora a língua oficial seja o espanhol, ela não é universalmente compreendida entre a população indígena; ainda são faladas várias línguas maias, em especial em áreas rurais.
Os acordos de paz assinados em Dezembro de 1996 determinam a tradução de alguns documentos oficiais e de materiais de voto para várias línguas indígenas.

Catedral Metropolitana, Guatemala

* Religião:O catolicismo era a única religião reconhecida durante o período colonial. Sempre havia questões de intolerância religiosa no país na época colonial devido às religiões politeístas dos nativos indígenas. O protestantismo tem aumentado significativamente nos últimos anos, devido à chegada de várias denominações dos Estados Unidos da América na Década de 1970.
Com a chegada dos espanhóis no Novo Mundo, o povo foi convertido ao catolicismo, mas suas crenças primitivas não foram esquecidas. As crenças religiosas maia são praticadas por uma grande porcentagem da população. A prática das crenças religiosas maia tem aumentado bastante entre os descendentes desta civilização devido à proteção garantida a estes pelo Acordo de Paz, principalmente na parte ocidental do país. Um dos exemplos mais típicos desse sincretismo religioso são os ritos da Igreja de Santo Tomás, em Chichicastenango.
Existem atualmente na Guatemala pequenas comunidades de judeus (aproximadamente 1.200 praticantes) que possuem suas próprias sinagogas, muçulmanos, Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, ateus e budistas.
Em termos de estatísticas, 65% da população da Guatemala segue a Igreja Católica Romana, 30% são protestantes e 5% possuem outras religiões (1% dos quais possui crenças índigenas/tribais relacionadas com a religião do povo Maia)

  • Cultura 

* Literatura
A figura de maior destaque nas letras guatemaltecas é Miguel Ángel Asturias, que recebeu em 1967 o Nobel de Literatura. Seu interesse pelas raízes do povo se expressa em todas as suas obras, com freqüentes alusões a mitos indígenas.

  • Gastronomia 
Guatemala, berço dos Maias, tem uma cultura gastronômica tão rica e variada como antiga. Na culinária cotidiana da Guatemala o milho é rei é senhor: Tortilhas, Tamalintas, Pishtones, Tacos, Enchiladas, Chuchitos,  têm o milho como ingrediente principal.
  • Pontos Turísticos

Nuestra Señora de la Merced

A cidade, fundada em 1543, é muito antiga. Nela se conservam quase 500 anos de história. Os seus edifícios tem grande valor histórico e, em 1979, Antigua foi declarada Património Mundial da Unesco. Os seus principais pontos turisticos são:
  • A Ermida de Santa Cruz;
  • A igreja de São Francisco o Grande;
  • A igreja de Nossa Senhora da Concepção;
  • A igreja das Capuchinas;
  • A igreja da Graça;
  • As ruínas de San Jerónimo;
  • O Convento de Santa Clara;
  • A Audiência;
  • O Palácio dos Capitães;

 
Ermida de Santa Cruz
















      POSTADO POR EVENNE E IZABELLA


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário