Marcadores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COSTA RICA

Bandeira,Brasão de armas e um dos lugares da Costa Rica.

 A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar das Caraíbas e pelo Panamá e a sul e oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José.
  • História
A Costa Rica foi descoberta e, provavelmente, batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem à América, em 1502. Havia na região cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. Encontrados os primeiros indícios de ouro, usado em ornamentos indígenas, os espanhóis planejaram um núcleo de colonização sob o comando de Bartolomé Colombo, irmão do descobridor. Expulsos logo a seguir pelos indígenas, só conquistaram a região em 1530. Antes de tornar-se província da capitania-geral da Guatemala, em 1540, Costa Rica chamava-se Nova Cartago. Os limites demarcatórios foram fixados entre 1560 e 1573. 
  • Aspectos Naturais

O território da Costa Rica é dividido internamente em províncias, mais precisamente sete, são elas: Guanacaste, Alajuela, Heredia, Cartago, San José, Limón e Puntarenas, além de outras subdivisões em 81 cantões e 463 distritos.

A área ocupada pelo país é constituída por cordilheiras que cruzam o território de noroeste para sudeste, paralelamente às planícies costeiras.


Quanto a composição climática é constituído pelo clima tropical e subtropical, esfriando nas altitudes. O clima possui característica de apresentar uma estação seca de novembro a abril e uma chuvosa de maio a outubro. A cobertura vegetal predominante no país é a floresta tropical úmida e uma restrita floresta tropical seca.

As florestas nativas da Costa Rica abrigam grandes riquezas de espécies vegetais, tais como ébano, balsa, caoba e cedro, robles, cipreses, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. É possível encontrar cerca de 1.000 espécies de orquídeas, a parte central do país concentra a maior quantidade dessa planta do planeta.

Na fauna destacam-se animais como puma, jaguar, macaco, coyote, tatu, além de aproximadamente 850 espécies de aves. Costa Rica abriga pelo menos 205 espécies de mamíferos, 850 espécies de aves, 169 espécies de anfíbios, 214 espécies de répteis e 130 de peixes de água doce. Os recursos naturais presentes no território são bastante diversificados, mesmo com uma área relativamente pequena responde por 5% de toda biodiversidade.
  • Economia
O setor econômico da Costa Rica está vinculado principalmente ao turismo, agricultura e produtos eletrônicos com produção destinada à exportação. Um fator positivo desse país é o de conseguir aliar desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental.

O atrativo turístico é influenciado principalmente por seus elementos naturais, as cordilheiras e vulcões, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras, praias e resorts no Pacífico e no Caribe. O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento do país e desde 1995 representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia. 

Desde 1999 o turismo gera para a Costa Rica maiores receitas que a exportação de banana abacaxi e café juntos, históricamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha. Em 2008 o número de turistas estrangeiros atingiu 2 milhões de visitantes, gerando uma receita de USD2,2 bilhões.

Apesar de ser um país altamente evoluído, tecnológica, econômica e socialmente, simultaneamente preserva com muito cuidado a natureza proveniente de seu território. A Costa Rica ocupa o quinto lugar a nível mundial segundo a classificação do índice de desempenho ambiental de 2008.
A moeda é o colón (CRC), que é trocado a cerca de 560-570 por cada dólar americano e a cerca de 705-737 por euro.
  •  Cultura
Teatro Nacional de Costa Rica.
Música: Os costarriquenhos conservam suas tradições folclóricas, principalmente a dança nacional chamada punto guanacasteco, mas a vida social é moderna e cosmopolita. Pratica também dança de rua, eletrónicas, rock entre outras.

Moda:Os costarriquenhos, principalmente os expatriados e aqueles com experiência de vida no exterior, costumam vestir peças de roupa fora do usual, incluindo:
-Calças sociais, cor azul-bebê
-Rain coats, mesmo em dias quentes (24C) e com pouca chuva
-Sapatos bus (também vulgarmente conhecidos por sapatos de cobrador de ônibus)
  • Gastronomia 
Costa Rica conta com uma rica e variada gastronomia, que permite degustar os pratos típicos com muita satisfação. Entre os mais populares destacamos o galo pinto um maravilhoso guisado que mistura arroz com feijões negros e é servido com ovos fritos; as ricas e variadas saladas de palmito, alinhadas por diferentes molhos e o saboroso arroz com frango. Estes constituem uma pequena mostra de que pode-se encontrar tanto nos clássicos restaurantes, como nos tradicionais chiringuitos de rua.

Bebidas

É recomendável não consumir água que não seja engarrafada. O melhor é dirigir-se aos deliciosos sucos de todo tipo de frutas e fáceis de serem encontrados. Pode-se preparar com água ou sem água e com leite cremoso.
Quanto aos vinhos têm os importados (a preços elevados), os vinhos nacionais são de qualidades regulares. Sem dúvida, a aguardente, o guaro e o rum destilados são de grande qualidade, além de serem econômicos.
Aconselhamos que desfrute do forte, aromático e delicioso café, preparado de distintas formas. Um dos melhores do mundo. 
  • Pontos Turísticos
Entre o mar do Caribe e as águas do Pacífico, cortada por cordilheiras e Vulcões, e com o maior índice de preservação ambiental do mundo, a Costa Rica dispensa comentários.
Sua rica biodiversidade e exuberante natureza oferecem um extenso cardápio de aventuras, como trekking até os vulcões ou até cachoeiras fantásticas, rafting, surf e muito mais.

San José

A capital da Costa Rica é uma cidade cosmopolita, considerada a mais desenvolvida da América Central, com uma vida noturna agitada, museus, galerias, entre outras atrações. Mas a sua riqueza está nas redondezas, onde é possível visitar vulcões, praticar rafting e apreciar a bela natureza da Costa Rica. 

Arenal

Principal vulcão ativo da Costa Rica, e também um dos pontos turísticos mais visitados do país. Além do vulcão, ganha destaque o Resort Tabacón e suas águas termais de origem vulcânica.  

Monteverde

Reserva florestal à 180km de San José, próxima ao vulcão Arenal. É considerada rara por apresentar um alto índice de nebulosidade em floresta tropical, que permite à proliferação de espécies raras de plantas, proporcionando u
m espetáculo único na natureza. No local existem diversas opções de esportes de aventura. 

Costa Caribenha

Praias de águas calmas e transparentes. Destaque para Limón, um porto natural com praias belíssimas, Cahuita e seus recifes ideais para mergulho, e o Parque Nacional de Porto Velho.

Costa do Pacífico

Com mais de mil quilômetros de extensão, é pontilhada de baías, penínsulas e golfos, formando praias belíssimas como a Playa Hermosa, Playa Jacó e Tamarindo.

Arenal

 

Monteverde

 



Costa Caribenha



Costa do Pacífico








 

San José

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário