Marcadores

terça-feira, 13 de setembro de 2011

AMÉRICA CENTRAL

América Central é dividida em trecho continental e insular. A América Central Continental corresponde à uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul. Nesse istmo estão estabelecidos sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

A América Central Insular (ou formado por ilhas), corresponde a um grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe, que é ramificado em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas. Na primeira Antilha estão presentes as nações mais importantes do Caribe tais como Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico, que faz parte do controle dos Estados Unidos, apesar disso não possui representantes no congresso.

  •  Informações importantes sobre a América Central: 
 - A América Central é banhada por dois oceanos: Atlântico (leste) e Pacífico (oeste).
- A área da América Central é de, aproximadamente, 540 mil km2.
- O continente está assentado na Placa Tectônica Caribeana;
- A maioria dos países da América Central tem o espanhol como idioma oficial;
- Muitos países da América Central possuem economias pouco desenvolvidas e baseadas na agricultura, turismo e pequenas indústrias;
- O mar da caraíbas banha as ilhas da América Central. Em função do nome deste mar, esta região é conhecida como Caribe.
- O clima tropical é o predominante na América Central;
- Os principais rios da América Central são: rios Lempa, Ulúa, Coco, Usumacinta e Motagua.
- Os principais lagos da América Central são: lagos Gatún, Nicarágua e Manágua;
- A biodiversidade da América Central é riquíssima, pois existem várias florestas tropicais com grande quantidade de espécies animais e vegetais;
- A religião predominante é a católica, porém as igrejas evangélicas vem crescendo muito nos últimos anos. Há também a prática de religiões de origem africana em diversos países.




Postaremos á seguir mais dados sobre alguns países da América Central.

3 comentários: