Marcadores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

EL SALVADOR



Bandeira de El Salvador
El Salvador, ou apenas Salvador, é um pequeno país da América Central, limitado a norte e a leste pelas Honduras, a leste pelo Golfo de Fonseca, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala.


  • História
 
Brasão de El Salvador
Até a chegada dos espanhóis em 1524 à região de El Salvador era habitada pelos índios pipil. Quando se fixou a colônia, o território foi administrado como parte da capitania geral da Guatemala.

Tornou-se independente da Espanha em 1821, ainda unida ao México. Somente em 1856 é que o país se tornou independente. Nos anos 60 o país vivenciou uma estabilidade política, após um período de ditadura e vários golpes de Estado.


A imigração de 300 mil salvadorenhos para Honduras, gerou uma guerra entre os dois países, o conflito teve fim mais a violência não. O inicio da guerra civil se deu após a morte do defensor dos direitos humanos o arcebispo Oscar Romero, em março de 1980.


No final da década de 1980, um quarto do território era dominado pelos guerrilheiros, e os esquadrões de morte agiam intensamente na cidade. Com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992 foi assinado um acordo de paz.


No termino da década de 1990 o governou instituiu a abertura da economia, o que atraiu muitos investimentos, no entanto o desemprego aumentou significativamente. Numa tentativa de estabilizar a economia, o governo implantou o dólar como segunda moeda circulante no país. 
  •  Aspectos Naturais 

El Salvador
El Salvador é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar das Caraíbas, tendo apenas costa pacífica. O interior é montanhoso e no litoral existe uma estreita planície costeira, que é mais larga no centro do país, na área da foz do rio Lempa e da baía de Jiquilisco. Em termos de área, é o menor país da América continental.
O clima é tropical na costa e temperado nas zonas altas.
As cidades mais importantes de El Salvador são:
  • San Salvador, a capital
  • Santa Ana
  • San Miguel
  • Featured Hotel: Intercontinental, San Salvador
  • Sonsonate
 Relevo: O seu relevo é composto de uma bandeja central pouco elevada (de 400 a 800 m de altitude) recortada por vales fluviais e abrangida por numerosos vulcões (Santa Ana, San Vicente, San Salvador, Tepaca, Conchagua), alguns do qual são ainda ativo.
Parte mais elevada do país situa-se no Norte, ao maciço de Monte Cristo (2 418 m). Estreita a banda costeira que contorna o oceano Pacífico não excede 25 km de larga. O Lempa, parcialmente navegável, é o principal rio do país.
As montanhas do Salvador são cobertas em parte de carvalhos e pinhos; no resto do país, árvores à folhas caducas e prados dominam. Encontra-se uma abundância de frutos tropicais e de plantas medicinais. A fauna do Salvador, menos variada que a dos países vizinhos devido à grande densidade de população, compreende nomeadamente macacos, coiotes, jaguars, pumas e ocelots.

Hidrografia: Existem cerca de 360 rios. O único navegável, mesmo que apenas para pequenas embarcações, é o Lempa (300 km). Outros rios importantes são: Paz, Grande de Sonsonate, Jiboa, Rio Grande de San Miguel, Zumpul e Goascorán, que forma a terceira parte da fronteira com Honduras e desemboca no golfo do Fonseca, o Tamulasco e o Goajoyo.
Entre seus muitos lagos destaque para o Guija (na fronteira com a Guatemala), o Llopango (72km²), a 442 m a nível do mar e o Coatepeque (42km²) famoso pela sua beleza.

  • Economia
Campo de algodão em El Salvador
Apesar de ser o menor país da América Central em termos geográficos, El Salvador possui a terceira maior economia da região. Com um PIB per capita aproximado em 7.300 dólares americanos, o país pertence à faixa faixa de renda média-baixa. A inflação em 2010 foi em torno de 0,8% e a taxa de desemprego em torno de 7%. De acordo com o Banco Mundial El Salavador ocupa o 86° lugar para se fazer negócios. A economia do país se concentra primordialmente em serviços 60%, industria 30% e agricultura 11%.

  Agricultura: O café, o algodão e a cana de açúcar são os principais produtos agrícolas. O café, que é exportado para os Estados Unidos e a Europa Ocidental, é de excelente qualidade e se cultiva nas vertentes vulcânicas. Em 2003 sua produção foi de 91.513 t. Os cultivos de cana de açúcar (4,53 milhões de toneladas) e algodão se localizam nas terras baixas. Milho, arroz, feijão e frutas tropicais são os principais cultivos para o consumo interno. Entre os cultivos de frutas, destacam-se a banana, manga, abacaxi, maça, abacate, coco e mamão.  

 Indústrias: Desde o princípio da década de 1950 o governo tem contribuído para o desenvolvimento da indústria. No ano de 2002 a indústria representou cerca de 30% do PIB. Os principais artigos são: produtos derivados do petróleo, químicos, confecção e têxteis, alimentos e bebidas, calçado, cimento e cigarro. A primeira siderúrgica do país foi inaugurada em 1966.

  •  Educação&Saúde de El Salvador 

O ensino é gratuito e obrigatório entre os 7 e 15 anos ( primaria etapa). A segunda etapa compreende dos 16 aos 18 anos.
Existe duas universidades nacionais, de caráter público, e mais de trinta privadas, incluindo a Universidade Centro-Americana (UCA). No que se refere à centros de pré-escolar, existem 1.047; de primária 12.731 e de secundária menos de 500.
O instituto Social Salvadorenho foi criado em 1949 para oferecer assistência em casos relacionados com saúde, acidentes, desemprego, aposentadoria, e morte (veja Seguridade Social). O programa, que abrange a maior parte dos obreiros e trabalhadores da indústria, é financiado por meio de contribuições obrigatórias realizadas por empresários, o Estado e o próprio operário.

  • Cultura 
Costume:Em El Salvador, existem diferentes tipos de fantasias, dos quais a maioria são usados em festas religiosas ou outras, embora em algumas das cidades mais antigas ainda são usados regularmente. No vestuário feminino, é comum ver elementos como um escapulário, um xaile, um lenço de algodão com diferentes adornos coloridos. . Estes podem ser usadas com uma saia e uma blusa, ou com um vestido. O calçado é normal sandálias. No caso do vestuário masculino, é comum ver um terno de algodão ou uma camisa de algodão usado com jeans moderno, com sandálias ou botas e chapéu de cowboy. No entanto, estas são formas rurais e pode haver muitas variações, dependendo da área .

Guerra com bolas de fogo
Tradição: Guerra com bolas de fogo é tradição em El Salvador Na cidade de Nejapa, em El Salvador, o dia 31 de agosto é sinônimo de comemorações com bolas em chama. As bolas de fogo têm o objetivo de marcar a destruição por um vulcão da antiga cidade de Nitchapa, que foi reconstruída como Nejapa.
Reza a tradição popular que a lava do vulcão era, na realidade, resultado da briga entre o diabo e São Jerônimo, que teria derrotado Satanás com bolas de fogo.
Um morador conta que quando o vulcão entrou em erupção, bolas de fogo destruíram a cidade, que já tinha sido abandonada pelos moradores.
Autoridades locais temem que um dia as comemorações com bolas de fogo possam causar acidentes, embora poucos casos de ferimentos tenham sido registrados até hoje.

  • Gastronomia
Sem duvida uma parte importante da alimentação desse país é a tortilha (pequena torta de batata). Sua preparação é bastante generalizada em toda a região. Outra das coisas que se pode degustar são os tamales (uma espécie de pastel), recheados com galinha, pato, porco, ou de feijão, acompanhados quase sempre de um bom molho. Os tamales são elaborados para festejar um dia especial dentro da vida cotidiana como casamentos, batizados, velórios ou tradicionais celebrações religiosas como as Festas Patronais, Confrarias, Semana Santa e Natal.
Outros alimentos tradicionais são as lingüiças, a mandioca frita, pastéis de verdura, o peru de forno, o casamento (arroz mexido com feijão) e o arroz negrito (arroz cozinhado com sopa de feijão).
  • Demografia
A população de El Salvador gira em torno de 6,2 milhões de pessoas. Cerca de 90% é mestiça (mistura de ameríndios e espanhóis), uns 9% são brancos, e somente 1% são indígenas puros. Poucos ameríndios mantiveram seus costumes, tradições e línguas.
A língua espanhola é virtualmente falada por todos os habitantes. A maioria da população salvadorenha é católica romana (57% da população, apesar do crescimento dos grupos protestantes (atualmente em 21%).
A capital do país, San Salvador, tem cerca de 2,1 milhões de pessoas. 64% da população vive em áreas urbanas, este número crescendo a uma taxa de 1,4% / ano.
Pirâmide etária (est. 2010)
  • 0-14 anos: 31%
  • 15-64 anos: 63%
  • 65 anos ou mais: 6%
Taxa de crescimento demográfico anual: 0,318% (est. 2011)
Religião:
Católicos:57,1
Protestantes:21,1
Sem/Outras:2,3
  • Pontos Turísticos  
Ilha de Monte cristo – localizada a apenas 80km de San Salvador, preserva características ambientais únicas devido à dificuldade de acesso.
Ilha de Monte Cristo

Tazumal centro maia onde ocorriam cremações cerimoniais. Embora as ruínas datem de 1000 d.C., este sítio já era utilizado desde 5000 a.C.. É considerado o mais importante sítio arqueológico de El Salvador.
Tazumal Archeological , El Salvador


  












POSTADO POR EVENNE


Nenhum comentário:

Postar um comentário