Marcadores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

HAITI

Brasão,Bandeira e um das lindas praias do Haiti


O Haiti, oficialmente República do Haiti, é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos), possuindo uma das duas fronteiras terrestres da região, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe (Port-au-Prince).

  • História
A ilha Hispaniola é descoberta por Cristóvão Colombo em 1492. Os espanhóis ocupam, de início, apenas o lado oriental. No final do século XVI, quase toda a população de índios arauaques havia sido dizimada.
A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, é cedida à França pela Espanha em 1697 e renomeada Saint Domingue.
No século XVIII é a mais próspera das colônias francesas: graças aos escravos africanos, exporta açúcar, cacau e café. Foi entre 1795 a 1804, uma colônia francesa. Em 1844, a parte oriental da ilha tornou-se República Dominicana.



O Haiti ocupa um terço da ilha Hispaniola (outros dois terços pertencem à República Dominicana). O país declarou-se independente, em 1804. Em 1822, anexou ao seu território a República Dominicana, mas em 1844 foi obrigado a devolver a soberania, pressionado pelas revoltas da população dominada. Em 1850, Faustin Soulouque proclamou-se imperador com o nome de Faustino I, mas foi deposto em 1859 por um movimento militar, seguindo-se um longo período de instabilidade política.


Em 1915, após o assassinato do presidente Vibrun Guillaue, os Estados Unidos ocuparam militarmente o país, onde ficaram até 1934, temendo que seus investimentos fossem prejudicados. A paz política voltou a ser perturbada em1946, com a derrubada do então presidente Lescot. Seguiram-se os mandatos de Dumarsais Estimé e de Pablo Eugenio Magloire. Este último renunciou, criando uma situação caótica que se estendeu até 22 de outubro de 1957, quando subiu ao poder Francisco Duvalier. Em 1964, Duvalier (que morreu em 1971) se nomeou presidente vitalício do país.

  • Aspectos Naturais
O Haiti ocupa o lado Oeste da ilha de Santo Domingo (a República Dominicana está na porção Leste), uma das que formam as Grandes Antilhas, no mar do Caribe. Na região Sul está o ponto mais alto do país, o Pico La Selle (2.680m).
Faz parte do conjunto de cadeias montanhosas orientadas de Oeste para Leste, separadas por depressões, que formam a grande ilha; a cadeia central, de rochas cristalinas, está cercada de maciços sedimentares que culminam na montanha de Selle (2680 metros).
Nas regiões montanhosas, as florestas, ainda mal exploradas, são ricas em mogno e jacarandá; também existem o pinho e o cedro. Nas partes mais áridas predominam as espécies xerofíticas. As savanas caracterizam a flora do país.
O clima é do tipo tropical, com temperaturas que variam entre 20º e 34º C e chuvas mais concentradas nos meses de Abril a Junho e em Outubro e Novembro. 

  • Economia
No século XVIII, na atual República do Haiti, na época referida como “Saint-Domingue” pelos colonizadores franceses, era a colônia mais próspera das Américas. O solo era fértil e desde seu período de colonização serviu a economia primária.



A economia primária predomina até os dias atuais. O país no decorrer dos tempos se tornou num grande produtor de açúcar (ultrapassando o açúcar brasileiro no século XVII).
Apesar de conflitos políticos e instauração de regimes ditatoriais em toda sua história, o Haiti continuou sendo um grande produtor de açúcar, banana, manga, milho, batata-doce, legumes e tubérculos.
Depois das recentes crises políticas vivenciadas principalmente na década de 90, o país passou a ter uma economia arruinada e um profundo empobrecimento. O Haiti, a partir de então, foi considerado o país mais pobre das Américas, do ocidente, e tão pobre quanto o Timor-Leste e o Afeganistão.

No país, 75 % da população está ocupada na agricultura, o setor representa 31,2 % do PIB, as indústrias representam 7,3 %. No fim de 1995, o país fracassou nos acordos com os credores internacionais, como consequência o país mergulhou em aumento de gastos públicos e inflação.

Apesar de qualquer esforço para equilibrar a situação econômica, os futuros governos haitianos ainda dependerão de ajuda financeira de outras nações. Além dos produtos agrícolas, o Haiti tem potencial de exportação em manufaturados leves.



É tradicional importador de bens manufaturados, combustíveis, lubrificantes e matérias-primas. A moeda oficial é o Gourde. O Brasil, além de forças militares de paz, tem concedido suporte para atividades agropecuárias, organização de sindicatos, atividades educacionais e empreendedorismo.


  • Cultura


Além da pintura, a música é a segunda manifestação cultural da ilha (como na República Dominicana), e também a que maior influência tem tido fora de suas fronteiras.
Existem várias teorias sobre a origem do merengue. Supõe-se ser um um rítmo mestiço, tendo a sua origem na fusão das músicas africanas e o pasodoble espanhol. Nasceu entre 1844 e 1850, e os seus começos foram difíceis, pois considerava-se um rítmo vulgar com letras pouco musicais. O merengue é um rítmo vibrante e rápido que faz dançar de forma livre e ao qual é quase impossível não render-se.
Os instrumentos mais típicos do merengue são o acordeon, a güira e o bumbo. A güira é uma espécie de ralho de lata com forma de cilindro oco, quando tocado emite um som "zumbador" compassado. Tem as suas origens no areito, uma série de melodias e canções dos antigos aborígens das Antilhas. Por outro lado, o bumbo deve o seu particular som à pele de chivo com a qual é fabricado. O merengue compõe-se de três partes: um breve passeio e dois movimentos de oito figuras; a primeira delas realiza-se através de uma melodia pausada e vagarosa, enquanto que na segunda e terceira partes a música cresce em rítmo, velocidade e intensidade.
Mas o merengue não é a única dança da ilha, mas apenas a mais popular. Também existem muitos outros rítmos, a salsa é um exemplo. 



  • Gastronomia


Griot
É certamente paradoxal falar de gastronomía num dos países mais pobres do mundo. A pesar de todo, como consequência da rica mistura de culturas taína, europeia e africana, Haiti possui uma rica gastronomia cujos ingredientes principais são a carne de porco, o arroz, os peixes e o marisco. Entre os pratos mais típicos encontram-se o chamado griot, preparado com carne de porco; o e labí, feito com lagosta, arroz e yon yon; acras, uma raíz (malanga) frita e temperada com muitas espeçarias; o griot, carne de porco; e o tassot, sendo este perú, vitela ou bode preparados com um marinado picante.



  • Pontos Turísticos 
 Jacmel – antigo porto do café, constrasta a decoração colonial francesa com as praias de areia preta, e casas coloniais vitorianas transformadas em lojas e cafeterias.

[---]Petiónville – cidade localizada nas colinas à sudeste de Port-au-Prince, é o reduto da sociedade mais abastada do país. Possui lojas finas e alguns dos melhores restaurantes do país. Próximo è cidade está a Destilaria Jane Barbancourt, que produz mais de 20 tipos diferentes de rum, incluindo os de sabor de café, coco e hibiscus.


Jacmel














Petiónville




Postado por Stefany


Nenhum comentário:

Postar um comentário