Bandeira de Honduras |
- História da ocupação de Honduras
Brasão de armas |
Com a independência da Espanha, em 1821, tornou-se parte do império de Augustín de Iturbide. A Honduras liderou a partir de 1824, a União ou República Federal das Províncias Unidas da América Central até 1838, ano em que se retiraram daquela federação, proclamando a total independência de Honduras a 5 de Novembro daquele ano. A situação de Estado independente data de quando a união se rompeu e uma ininterrupta sucessão de caudilhos dominou o país no restante do século XIX.
Em 1979, a América Central passou a viver um período de forte instabilidade provocada pelas guerras civis na Nicarágua e em El Salvador. Em 1982, uma nova constituição, apoiada pelos EUA, almejava o aumento da atividade democrática. Como condição para o apoio norte-americano, no entanto, o país forneceu a base para os "contra" da Nicarágua. O país foi incluído, em 1983, nos planos de defesa da região proposto pelos EUA, servindo de base para treinamento de soldados, mas em 1984 o governo pediu revisão do Tratado de Aliança com esse país.
Em 1985, aumentou a tensão com a Nicarágua. O novo presidente, José Azcona Hoyo (1985-1990), abraçou um movimento pacifista levado a cabo pelos países da América Central. Ameaçou interromper a atividade dos "contra", assim como diminuir o poder dos militares. Honduras, no entanto, manteve-se economicamente dependente dos EUA, e, em 1989, Rafael Leonardo Callejas foi eleito presidente com o apoio norte-americano. A crise econômica, a atividade guerrilheira de esquerda e as forças de segurança ficaram fora de controle, com 40 assassinatos e mais de 4 mil violações dos direitos humanos. Em 1991, o governo concedeu uma amnistia e iniciou negociações com guerrilheiros de esquerda.
Em 28 de Junho de 2009, o Presidente Manuel Zelaya foi destituido pela Suprema Corte e exilado pelo Exército hondurenho. O ato ocorreu em função do desejo de Zelaya de realizar uma consulta popular para perguntar aos hondurenhos se queriam que, em simultâneo com as eleições a realizar em Novembro de 2009, se realizasse também uma votação no sentido de decidir a criação de uma Assembléia Constituinte que reformasse a Constituição para aprovar reeleições o que é terminantemente proibido pela Constituição. Inicialmente a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, considerou o ato como um golpe de estado, e criticou duramente o novo governo liderado por Roberto Micheletti. Entretanto, passaram a reconhecer que houve a aplicação integral da Constituição Hondurenha.
- Aspectos Naturais
Honduras apresenta três regiões geográficas diferenciadas: as planícies do norte do país, que constituem uma faixa paralela à costa do Caribe; as terras baixas do sul, que margeiam a desembocadura do Rio Choluteca, no Golfo de Fonseca; e as montanhas do interior, cujas altitudes superam 2500 m. O território hondurenho tem 650 km de litoral voltado para o Mar do Caribe e 95 km para o Oceano Pacífico.
Duyure, no departamento de Choluteca. |
A maioria da população é mestiça. A distribuição pelo território é homogénea, embora o nordeste seja menos povoado. As cidades concentram 53,7% dos habitantes. A média de filhos por mulher é alta, a mortalidade infantil moderada (32,1 por mil) e a população muito jovem: 42% são menores de 15 anos, ao passo que a situada entre os 15 e os 24 anos atinge aproximadamente 21%
O clima do Honduras é de tipo tropical, mas é moderado dentro, devido às altitudes mais elevadas. A média anual das temperaturas escalona-se de 15 à 20 °C para as regiões centrais e 20 à 40 °C sobre os litorais. As precipitações variam, para as mesmas regiões, de 1 016 mm à 2 540 mm, em média.
Lago de Yojoa. |
Relevo: as irregularidades da superfície do território são classificadas basicamente por quatro unidades de relevo: planície e encostas das montanhas orientais; ao norte, planícies aluviais e serras litorâneas, terras elevadas no centro do país e as planícies do Pacífico e baixas encostas das montanhas. Dentre os países da América Central, Honduras possui o território mais montanhoso. As altitudes ao longo do território oscilam entre 600 e 2.700 metros.
Vegetação: a composição vegetativa típica do país é de característica tropical, incluindo ainda florestas de pinheiros e carvalhos. Em áreas restritas do território ocorrem também manchas de savanas.
Hidrografia: o principal rio de Honduras é o Coco ou Segovia, sua extensão é de 275 km, existem ainda importantes rios como o Patuca, Aguán, Ulúa, Sico, Choluteca; são identificadas lagoas e lagos, como a Lagoa de Caratasca e o Lago Yojoa.
- Economia
Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos das Américas. A agricultura é um ponto importante em sua economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra.
Os principais produtos da pauta de exportações são: café, banana e camarão.
Principais Setores na Composição do Produto Interno Bruto:
- Agricultura: 12,8%
- Indústria: 31,9%
- Serviços: 55,3%
Exportação:
- US$ 1,3 bilhão (2002)
- Pauta de exportação: café, bananas, camarões, lagostas, carne, zinco e madeira
- Destino: EUA 69.5%, El Salvador 3%, Guatemala 2% (2002)
Importação:
- US$ 2,7 bilhões (2002)
- Pauta de importação: máquinas e equipamentos para transporte, matérias primas para indústria, produtos químicos, combustíveis e produtos alimentícios
- Origem: EUA 55.3%, El Salvador 4.3%, México 4.2% (2002)
Seus principais parceiros comerciais são os Estados Unidos, a Guatemala, o Japão, El Salvador, a Alemanha, a Bélgica e o Reino Unido.
- Cultura
No território hondurenho encontram-se as ruínas maias de Copán, cujos magníficos monumentos, decorados com grandes figuras esculpidas, evocam a grandeza daquela civilização centro-americana. A arquitetura colonial é típica do barroco espanhol. A catedral de Tegucigalpa, terminada na década de 1760, mostra evidentes semelhanças com a catedral da cidade de Antigua Guatemala. O monumento histórico mais curioso de Honduras é a catedral de Comayagua, em que a euforia decorativa deu um sentido tropical americano aos símbolos da Conceição.
*Artes plásticas
A pintura de honduras foi fortemente influenciada pela herança espanhola. Os artistas mais importantes no século XX foram os pintores de paisagens Carlos Garay e Antonio Velásquez.
* Literatura
A primeira personalidade a se destacar nas letras hondurenhas foi José Cecilio del Valle, polígrafo de conhecimentos enciclopédicos e que dedicou a vida à causa da unificação da América Central. A poesia romântica surgiu modestamente com Manuel Molina Vigil, mas o tradicionalismo literário sobreviveu até o século XX com Luis Andrés Zúñiga, cujas Fábulas (1917) foram reeditadas várias vezes. O período modernista revelou a poesia de Juan Ramón Molina, o maior poeta hondurenho, que recebeu forte influência de Rubén Darío. A edição de suas poesias no volume Tierra, mares y cielos (1911) deve-se a Froilán Turcios, também modernista, autor de contos e romances fantásticos em estilo rebuscado. O nome mais famoso da literatura de Honduras é Rafael Heliodor Valle, historiador, poeta e jornalista. Destacam-se ainda Arturo Mejía Nieto, Claudio Barrera, que recebeu influência de César Vallejo e Pablo Neruda, e Roberto Sosa, o poeta de Los Pobres.
* Esportes
O esporte mais popular em Honduras é o futebol. O maior feito do país, neste esporte, foi conseguir a classificação para a Copa do Mundo FIFA nas edições de 1982 e 2010.
- Gastronomia
Assim como os pequenos países da América Central, em Honduras também não faltam as famosas Tortilhas, pamonhas de milho, feijões e os Nacatamales, uma massa de milho com arroz e pedacinhos de carne, tudo envolvido em uma folha de plántano, essa também usada em outros pratos.
Já o Mondongo, semelhante a nossa dobradinha, de vez em quando também aparece na mesa. E no cardápio trivial eles costumam misturar rodelas de banana com carne, aliás, as frutas tropicais, em abundância na região, sempre fazem parte das receitas sejam elas salgadas ou doces.
Já o Mondongo, semelhante a nossa dobradinha, de vez em quando também aparece na mesa. E no cardápio trivial eles costumam misturar rodelas de banana com carne, aliás, as frutas tropicais, em abundância na região, sempre fazem parte das receitas sejam elas salgadas ou doces.
- Pontos Turísticos
Honduras é um país da América Central totalmente colorido por causa da grande variedade de flores e com um povo muito amável e simpático que recebe os turistas de braços abertos; você vai perceber que a maior riqueza do país é certamente a população, por isso mesmo interaja bastante e pare para ouvir as histórias locais. Aqui é o local ideal para você que quer aliar descanso com aventura, natureza e história, já que Honduras possui um dos maiores acervos da civilização Maia.
O artesanato de Honduras é o principal atrativo na hora das compras. Se gostar de charutos também você encontra aqui uma grande variedade, além de trabalhos em madeira, tecidos feitos de junco, cestas, cerâmicas e peles diversas. As pinturas das paisagens locais são a mais bela lembrança do país que você pode levar.
Os melhores meses para você visitar o paraíso de Honduras são os meses de maio e junho, onde você terá muitas celebrações locais além das diversas feiras em várias cidades. Na terceira semana de maio tem o tradicional e divertido carnaval. O litoral tem temperatura elevada, enquanto as montanhas do interior são mais frescas e chuvosas nos períodos de maio até outubro.
Por ser um país não tão extenso você pode escolher entre a praia ou os passeios a cavalo ou a pé, juntamente com o mergulho e todos os esportes náuticos, especialmente nas Ilhas da Baia. Não deixe também de desfrutar das festas com todas as cores e alegria típica do podo hondurenho.
Ilha da Baía |
Um dos pontos turísticos em destaque são as Ilhas da Baía, um arquipélago perto da costa e composto por três ilhas principais que são Utila, Roatán, e Guanaja e mais de 70 ilhotas espalhadas pela região. É conhecido mundialmente pelos arrecifes de corais, o arquipélago atrai milhares de pessoas que buscam contemplar a mais bela natureza.
Outro ponto bastante visitado são as Ruínas de Copan que ficam perto da fronteira com a Guatemala. Este é um dos magníficos exemplos de toda a civilização Maia e foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Os melhores locais para serem visitados aqui são o Parque Arqueológico, a zona arqueológica das “Sepulturas” e o Museu da Escultura Maia alem dos “Sapos”, que na verdade são um conjunto de rochas esculpidas.
Tegucigalpa from La Leona |
E por fim não deixe de visitar Tegucigalpa, a capital de Honduras. O seu centro histórico é a principal atração da cidade, e é aqui onde fica a maior parte dos museus e dos edifícios históricos. A antiga Casa Presidencial abriga os pertences dos chefes de Estado do país; já a Praça
Central abriga a Catedral e é totalmente dedicada ao patrono da cidade, o Arcângelo Miguel. Por último passe pelo Parque nacional La Tigra onde você verá um bosque nublado que é atração para qualquer turista da cidade.
Postado por Loren
Central abriga a Catedral e é totalmente dedicada ao patrono da cidade, o Arcângelo Miguel. Por último passe pelo Parque nacional La Tigra onde você verá um bosque nublado que é atração para qualquer turista da cidade.
Postado por Loren
Nenhum comentário:
Postar um comentário